Habitação Multifamiliar em Banda, Moçambique

Tipo de Projecto: Habitação Multifamiliar em Banda

Tipologia: 10 Habitações, T2 + T3

Área: 125 m² – T2, 151 m² – T3; 1.380 m² – Total do Empreendimento

Localização: Nacala, Moçambique

Data: 2013

Fase: Estudo Prévio

Descrição: A paisagem entre a Baía de Nacala e o Canal de Moçambique no Oceano Índico é o motepara o projecto para a instalação de 10 habitações de tipologias T2 e T3 numa lógica de alojamentode longa duração com todos os requisitos para que essa habitabilidade exista e coexista com arealidade local.
As tipologias desenvolvem-se em banda preconizando um dos factores mais importantes doprojecto, a sustentabilidade. Esse factor molda o projecto desde os materiais escolhidos a técnicasconstrutivas passando pela própria forma das habitação e como elas se relacionam com o meioenvolvente.
O conjunto das casas, além destas serem em banda minimizando a exposição ao sol, érevestido por um sistema ventilado misto de cor branca que reflecte e ventila constantemente ocontorno exterior do conjunto. Essa protecção oferece também uma grande eficácia na época daschuvas onde a intensidade é muito grande e de uma forma muito repentina pelo que as coberturastêm que ser resistentes e completamente impermeáveis.